Saltar para conteúdo
Descubra Ansião 1 Descubra Ansião 2 Descubra Ansião 3 Descubra Ansião 4 Descubra Ansião 5 Descubra Ansião 6 Descubra Ansião 7
Notícias

Notícias

FEIRA DOS PINHÕES 2017

FEIRA DOS PINHÕES 2017

 

A Feira dos Pinhões 2017 aconteceu no fim de semana de 28 e 29 de Janeiro, prolongando uma tradição iniciada no século XVII e fortemente renovada nos últimos anos. Realizada em torno da Praça do Município de Ansião, a Feira dos Pinhões contou com a presença de cerca de 50 produtores e expositores do que de melhor se faz na região e também com um programa intenso que garantiu, ao longo dos dois dias, muitas horas de animação. Animação que começou logo na manhã de Sábado, com o grupo Ca’Gaita a trazer música às ruas, enquanto ao mais novos tiveram à sua disposição pinturas faciais e moldagem de balões proporcionados pela equipa do CLDS 3G. Depois, pelas 16h30, aconteceu a abertura oficial da Feira, seguida da presença do folclore do concelho: primeiro o Rancho Folclórico Margaridas da Serra, da Serra do Mouro, e depois o Rancho Folclórico Flores da Serra, da Lagoa Parada. Ao folclore seguiu-se a apresentação do livro Na Mochila dos 14- Cartas com Lágrimas, de Filipe Antunes dos Santos. Um momento que, com música e poesia, agradou a todos quantos preencheram um auditório municipal repleto. Mais tarde, a partir das 21h30, o teatro Olimpo celebrou os seus 20 anos no Centro Cultural de Ansião, com a peça Nem Louco Nem Morto. A plateia cheia proporcionou ao grupo os merecidos aplausos, no que foi o culminar de um mês de muito teatro.

Quanto ao Domingo, e como vem acontecendo há alguns anos, a Feira dos Pinhões foi apresentada a todo o Mundo através do programa Somos Portugal, da TVI, com transmissão em directo da Praça do Município entre as 12h15 e as 20h00. A chuva persistente que se fez sentir ao longo de todo o Domingo acabou por prejudicar a afluência de público, embora mesmo assim tenham passado milhares de pessoas por Ansião. Animação, música, doces, compotas e licores de Sicó, queijo Rabaçal, vinho Terras de Sicó, mel Serra de Sicó, azeite Terras de Sicó, enchidos Sabores de Sicó e o novíssimo Pastel de Pinhão compuseram esta Feira, além das vendedeiras das famosas fiadas de pinhões. Foram dois dias de celebração da cultura e dos produtos populares que, embora prejudicados pelo mau tempo, decorreram de forma positiva, a avaliar pelas opiniões dos muitos visitantes que fomos ouvindo.

29, Janeiro 2017

Notícias

Notícias